cigarro e gestação

Consequências do tabagismo durante a gravidez

Um estudo brasileiro publicado esse ano coletou dados de crianças que nasceram em 1993 e avaliou 3.781 dessas crianças aos 22 anos  para comparar consequências do tabagismo nas crianças que foram expostas à nicotina durante a gestação.

Os resultados mostraram que 32,6% das mães fumaram durante a gravidez, e a maior parte uma quantidade de 1 a 9 cigarros ao dia.

Dado interessante e muito importante é que entre as fumantes 36,2% delas tinham algum transtorno mental.

Filhos de tabagistas tiveram uma chance 45% maior de desenvolver transtorno de ansiedade generalizada e 75% de depressão na comparação com filhos de não fumantes.

O risco de transtorno de ansiedade generalizada aumenta conforme a quantidade de cigarros fumados ao longo do dia, no entanto, a relação com a depressão não foi linear.

Neste estudo, não houve influência do consumo de cigarro pelos pais para o desenvolvimento de ansiedade e depressão nos filhos.

Os efeitos tóxicos do cigarro levam as alterações do neurodesenvolvimento. O monóxido de carbono e a nicotina atravessam a barreira placentária.

O monóxido de carbono se liga à hemoglobina na circulação sanguínea, forma carboxihemoglobina e diminui a oferta de oxigênio nos tecidos e para o bebê.

Os efeitos tóxicos do cigarro levam as alterações do neurodesenvolvimento

A nicotina reduz o fluxo sanguíneo na placenta e causa isquemia e hipóxia fetal prejudicando o desenvolvimento cerebral.

NÃO existe quantidade de cigarros considerada segura e a recomendação de não fumar durante a gravidez e amamentação prevalece.

Importante levar em consideração que o tabagismo tende a ser mais presente em pessoas que já tem algum tipo de transtorno mental, que apresentam menor escolaridade e com condições econômicas pior. Esses fatores, por si só, também são fatores de risco para o adoecimento mental na população.

fumo gravidez

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Clique aqui caso deseje marcar uma consulta. 

Consequências do tabagismo durante a gravidez

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: