tarja preta gravidez

O uso de medicações de “tarja preta” durante a gravidez e amamentação

Os benzodiazepínicos são uma das classes de medicações popularmente conhecidas como “traja preta”. Elas são usadas sobretudo nos tratamentos para ansiedade, insônia e epilepsia.

O ideal é usar somente quando necessário, na menor dose e no menor tempo possível pois são medicações com potencial de causar dependência.

Seus efeitos colaterais podem ser preocupantes como sonolência excessiva, confusão mental, lentidão, desorientação e prejuízo na memória.

O Brasil é um grande consumidor de clonazepam (uma das medicações pertencentes a classe dos benzodiazepínicos) e estima-se que o seu consumo aumentou em 22% durante a pandemia.

 

A prevalência do uso dessas medicações na gravidez é de 1,9% ao redor do Mundo, sendo mais comum no último trimestre da gestação, no entanto, outros artigos revelam uma prevalência que pode chegar a 14% no Leste Europeu.

Os benzodiazepínicos não estão associados com maior chance de malformações fetais como se acreditava no passado, conforme estudo publicado

gestante

Um estudo publicado em 2021 avaliou 6.231 gestantes, destas 202 fizeram uso de benzodiazepínicos pelo menos 1x antes, durante e após a gravidez, não mostrou aumento de chances de efeitos negativos entre os bebês expostos e os não-expostos às medicações durante a gravidez, exceto por uma diferença pequena no peso ao nascer.

No entanto, uso contínuo principalmente no final da gravidez aumenta chance do bebê nascer intoxicado ou em abstinência. Os sinais de intoxicação são sonolência excessiva, pior tônus muscular, dificuldade em mamar, dificuldade respiratória; e os sinais de abstinência são agitação, inquietação, tremores.

Estima-se baixa passagem para o leite materno mas é sempre muito importante ficar atento a alguma reação no bebê como sedação, irritação, piora da sucção, apnéia e baixo ganho de peso.

O uso de benzodiazepínicos deve ser muito cauteloso e evitar sempre que possível.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Clique aqui caso deseje marcar uma consulta. 

 

Medicações Tarja Preta Na Gravidez e Amamentação

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: