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Mindfulness e saúde mental

Seguindo com a relação positiva de Medicina do Estilo de Vida e saúde mental hoje a vez será da meditação.

O principal aspecto da meditação é a prática de mindfulness que significa prestar atenção em algo específico e no presente momento, perceber as sensações, as emoções, o ambiente e os pensamentos sem qualquer tipo de julgamento.

Existem programas bem estruturados, semanais onde é ensinado as técnicas de meditação, medidas para lidar com o estresse e posturas de yoga.

Atualmente também contamos com os diversos App que fazem meditação guiada facilitando o acesso e reduzindo custos.

Inicialmente, a prática pode ser bastante difícil pois facilmente podemos ser surpreendidos com outros pensamentos e perder o foco da meditação. Requer um gasto de energia considerável mas que promove maior flexibilidade cognitiva, maior capacidade de se perceber e se autoregular e capacidade de se manter atento ao longo do dia e não só no momento da meditação.

Um estudo realizado em 2017 mostrou que a capacidade de se manter focado no presente está associada com melhor bem-estar psicológico.

O tratamento psicoterápico baseado em meditação foi desenvolvimento no início dos anos 80 por Jon Kabat-Zinn que propõe encontros em grupo de 8 semanas, com 2,5h de meditação em grupo e práticas individuais de 45 minutos diários. Além disso, o grupo se reúne para troca de experiências.

Estudos de neuroimagem mostraram que a prática regular de meditação tem influência na estrutura cerebral, como alterar a morfologia da substância cinzenta e aumentar a espessura do córtex pré-frontal. 

Na prática, se mostra eficaz para o controle da ansiedade, estresse e depressão.

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Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

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