A diferença no cérebro na depressão pós-parto e na depressão em outra fase da vida

Até o momento a depressão pós-parto é considerada um subtipo de depressão em qualquer outra fase da vida, mas ainda não há uma certeza disso.

Uma possível causa para explicar a depressão pós-parto é a queda hormonal abrupta que acontece logo após o parto com a saída da placenta, no entanto, essa hipótese também não está totalmente comprovada.

Um recente estudo comparou 3 grupos de mulheres, as que tiveram depressão pós-parto com mulheres que tiveram depressão mas não no pós-parto e as que nunca deprimiram.

A comparação foi na estrutura cerebral dessas mulheres.

Para simular a queda hormonal que se dá no pós-parto, os pesquisadores compararam o cérebro dessas mulheres no final da fase da lútea, período muito próximo à menstruação onde há baixa produção hormonal.

transtorno bipolar imagem

Mostraram para elas rostos que expressavam alegria, raiva ou expressões neutras e através de ressonância magnética observaram que áreas cerebrais ficavam estimuladas de maneira diferentes entre as participantes.

A região cerebral observada foi a amígdala.

A amígdala é uma estrutura pequena na região cerebral, que faz parte do sistema límbico, e está relacionada com as emoções, comportamentos sexuais e sociais e aos aprendizados emocionais e memórias afetivas.

Nas mulheres que, tiveram depressão pós-parto quando comparadas com as que tiveram depressão mas não no pós-parto, a ativação da amígdala foi menos ativada na presença de emoções de alegria. E uma tendência de menor ativação entre as mulheres que nunca deprimiram.

Além disso, houve maior ativação na amígdala ao estímulo de raiva.

Também foi detectado menor ativação da amígdala em mulheres que já tiveram depressão mas não no pós-parto quando se compara com o grupo que nunca deprimiu na vida.

O achado desse estudo ainda não é suficiente para responder se a depressão pós-parto é um subtipo de depressão ou uma doença diferente.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico

Clique aqui caso deseje marcar uma consulta.  

A diferença no Cérebro na Depressão Pós-Parto e na Depressão em outra Fase da Vida

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo