pós parto

Quanto tempo dura o pós-parto?

O pós-parto ou puerpério é o período após o nascimento do bebê.

É um momento muito particular e desafiador na vida da mulher e do bebê. É quando ela vai finalmente conhecer o seu filho, o bebê real e não o bebê que ela imaginou durante a gravidez.

Os primeiros 15 dias após o parto é marcado por angústias, tristezas, crises de choro aparentemente sem motivo, arrependimentos, alegrias, satisfações e, em alguns casos, uma certa euforia.

Existe uma fusão emocional entre a mãe e o bebê, ambos estão tão conectados que são um só. A mãe sente as mesmas emoções do bebê e vice-versa.

 

Isso é conhecido como baby blues ou blues puerperal e acomete cerca 60% das mães.

É causado pela abrupta queda hormonal que ocorre após a saída da placenta e pela adaptação a nova realidade.

Não necessita de tratamento.

pós-parto

Do ponto de vista obstétrico, o puerpério dura 40 dias, é o famoso resguardo. Esse tempo é o suficiente para a mulher se recuperar e teoricamente voltar à vida sexual.

Teoricamente sim, pois na prática é muito difícil que a mulher volte a ter libido tão cedo. Toda a energia está voltada para a criança, a privação de sono traz muito cansaço e os hormônios relacionados com a amamentação, prolactina e ocitocina, também não colaboram para o retorno da libido.

Já na psiquiatria, consideramos o puerpério até o primeiro ano de vida do bebê, pois é nesse período que há maior chance de surgimento ou agravamento de doenças mentais, sobretudo, depressão e ansiedade.

O pico é maior entre o 1º e 3º mês do pós-parto, mas qualquer doença diagnosticada até um ano após o nascimento, é em decorrência do puerpério.

Pela psicologia, o puerpério dura até o rompimento da fusão emocional, da díade mãe e filho. Nesta fase, a puérpera volta a se reconhecer como uma pessoa separada do filho, uma pessoa única, e o bebê, percebe que além da mãe, existem outras pessoas e começa a ter mais interação social e mais independência.

Esse rompimento é muito variável, teoricamente acontece em torno dos 2 anos de vida da criança, mas ouso dizer que algumas mulheres nunca saem do puerpério.

Quanto tempo dura o pós-parto?

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo