suicídio

Vítimas do suicídio: como ficam os familiares e amigos?

Há alguns dias uma vizinha se jogou do 11º andar do prédio onde eu moro. Foi próximo ao horário do almoço, havia muitas pessoas no local fazendo suas atividades diárias.

Muitos presenciaram a cena e mesmo desconhecidos não ficam mentalmente ilesos de uma situação como essa. E os familiares e amigos, então?

Apesar de ser psiquiatra, nunca deixarei de me impactar e de ficar angustiada diante de tal ocorrido.

Imaginar a dor e o sofrimento pelo qual essa pessoa estava passando, o desespero ao se consumir o ato, é realmente muito triste pensar nisso tudo.

Normalmente, o estado de choque é a primeira sensação que os familiares e amigos sentem. Em alguns casos, a família sabe que a pessoa pensava no suicídio mas quando é concretizado sempre causa uma surpresa. Frequentemente, se desesperam, ficam abismado e até não acreditando que isso aconteceu.

A família entra num processo intenso de luto e diversos fatores se relacionam como a forma do suicídio, a proximidade da relação com a pessoa, as características de personalidades e como a pessoa que cometeu suicídio lidava com os aspectos da vida.

A vida familiar se desestrutura, vem sentimentos de culpa, incapacidade por não ter ajudado mais o ente querido e passa dificuldades financeiras quando o suicida era o responsável financeiro pela família.

suicidio

O familiar que, encontrou o corpo é mais atingido ainda, remoe a cena, a vê o tempo todo e tem pensamentos que não controla.

Não raro todos os familiares podem desenvolver pânico, ansiedade e depressão.

Sempre buscam formas de amenizar o sofrimento, recorrem à religião, sendo a fé uma grande aliada no processo de recuperação, assim como a ajuda dos profissionais de saúde e grupos de apoio e deixar a casa e a cidade em que moravam.

Os familiares também são julgados pela sociedade e acentua o sentimento de culpa.

A recuperação não é fácil. O suicídio de um parente sempre deixará marcas profundas.

Ajuda nesse momento é de suma importância.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Clique aqui caso deseje marcar uma consulta.  

Vítimas do suicídio

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: