TEPT pós parto

Por que é difícil diagnosticar TEPT (transtorno do estresse pós-traumático) no Pós-Parto?

O TEPT é um transtorno que pode se instalar após uma pessoa vivenciar um evento traumático que poderia ter ocasionado a sua morte, ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual.

Acomete cerca de 4% das puérperas. 

Os critérios para o diagnóstico são reviver a experiência traumática com pensamentos intrusivos e sem controle do momento do parto e ter as mesmas sensações que teve no momento. Por isso, passa a evitar as situações que lembram o trauma como consultórios médicos, a região da maternidade e não vê as fotos do recém nascido.

Além disso, ficam mais ansiosas e podem deprimir. Os sintomas duram mais de 1 mês.

Parto Traumático e a TEDT

É importante não confundir parto traumático com a presença de TEPT, nem toda mulher que avalia o parto como traumático terá TEPT.

A dificuldade no diagnóstico se dá porque o parto é visto como um momento de alegria e já é esperado que a mulher sentirá dor e estará sujeita aos procedimentos médicos necessários.

O impacto do TEPT atinge a mãe, o bebê, o relacionamento conjugal e as futuras decisões sobre ter outro filho.

Se no momento do parto, a mulher teve a sensação de morte, ela pode associar o parto com o bebê e passa a evitá-lo para não reavivar as memórias do trauma o que impacta diretamente na relação mãe-bebê.

Quando a ameaça de morte era sobre o bebê, as mães tendem a ficar mais ansiosas e checam os filhos com maior frequência para garantir que está tudo bem.

Por causa da ansiedade e o estado de alerta, o sono fica mais prejudicado do que o normal para o período e isso também é um fator de risco para a piora da ansiedade e desenvolvimento de depressão.

Muitas mulheres abandonam a ideia de ter outros filhos por causa do trauma ou as que engravidam novamente não aceitam ter a mesma via de parto que tiveram anteriormente, ficam inseguras com as maternidades e tem mais dificuldade de ter confiança nos profissionais de saúde.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico

Clique aqui caso deseje marcar uma consulta.  

depressao maternidade
Porque é Difícil Diagnosticar TEPT no Pós-Parto

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: