E quando não é só TPM?

Falando sobre o ciclo de vida mulher, começamos com a menarca, e não podemos deixar de falar da tão famosa TPM. A tensão pré menstrual, é uma velha conhecida para a maioria das mulheres.

Cerca de 75% das mulheres apresentam algum tipo de sintomas físicos ou psíquicos.

Os sinais mais comuns são dor nas mamas, inchaço, cansaço, dor de cabeça, aumento do apetite, choro fácil, tristeza, irritação e sensação de estar no limite.

A presença dos sintomas é bastante individual, assim como sua intensidade, ou seja, não é preciso ter todos os sintomas e alguns se sobressaem aos outros.

mulher tpm e tdpm

É verdade que algumas sortudas não sentem nada antes da menstruação e elas representam 20% dos casos.

Esses sintomas aparecem dias antes da menstruação e apesar de incômodos, não impactam de maneira importante no dia-a-dia das mulheres e, por isso, não é considerado doença e não necessita de tratamento psiquiátrico.

Aliás, o melhor tratamento para os sintomas físicos da TPM é atividade física.

Agora, 5% das mulheres apresentam o transtorno disfórico pré menstrual (TDPM).

É uma doença que aparece de 7 a 14 dias antes da menstruação e impacta muito mesmo no funcionamento da mulher, essa é a grande diferença entre a TPM e TDPM.

Os sintomas são psíquicos e os mais comuns são irritação, tristeza, crises de choro, sensação de estar no limite, ou seja, são os mesmos sintomas da TPM mas de maneira muito mais exacerbada.

TDPM exige tratamento

São tão intensos que refletem de maneira negativa na vida da mulher, como no casamento, no trabalho e nas relações sociais.

Os sintomas cessam ou melhoram muito no 1º dia da menstruação e, ao final da menstruação, as mulheres não sentem mais nada e voltam ao seu funcionamento normal.

O TDPM foi formalmente reconhecido, pelo DSM-V (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – 5ª edição), em 2013.

Isso é uma grande vitória porque facilita o diagnóstico e o tratamento, melhorando a vida dessas mulheres.

 

depressao

Detalhe importante é que uma boa parte dos transtornos mentais pode piorar antes da menstruação.

A mulher acometida por algum transtorno, como por exemplo a depressão, tem os sintomas depressivos ao longo de todo o mês, mas que pioram no período pré-menstrual. 

No 1º dia da menstruação, os sintomas amenizam, mas a mulher continua apresentando a depressão ao longo dos outros dias.

Nesses casos, não se trata de TDPM, mas sim de exacerbação dos sintomas antes do período pré-menstrual. A exacerbação é muito mais comum do que o TDPM.

Existe tratamento para o TDPM e para a exacerbação dos sintomas.

O método mais usado é o uso de antidepressivos que costuma funcionar rápido, já no 1º ciclo menstrual, e proporcionam alívio muito grande dos sintomas.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Qualquer dúvida, procure seu médico. 

Caso queira marcar uma consulta, entre em contato clicando aqui.

E quanto não é só TPM? É TDPM?

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo