ciclo de vida mulher - menarca p1

Ciclo de Vida da Mulher - Parte 1

Vamos começar uma viagem pelo ciclo de vida da mulher e todos os eventos hormonais que marcam a vida das mulheres.

Vamos dividir esses eventos em 3 partes:

  • Menarca (primeira menstruação)
  • Gravidez e Puerpério (Pós-Parto)
  • Menopausa

A menarca representa a primeira menstruação das meninas e marca o ápice do desenvolvimento puberal.

O primeiro sinal do desenvolvimento puberal é a aceleração do crescimento estatural e, após, o desenvolvimento mamário.

A menarca ocorre por volta dos 12 e 13 anos de idade, mas existem variações individuais. Geralmente, os ciclos menstruais são irregulares nesta fase.

Do ponto de vista psíquico, a menarca é um marco no possível surgimento de doenças mentais, sobretudo, a depressão.

Até a menarca, a proporção de depressão entre meninas e meninos é a mesma, ou seja, uma menina deprimida para cada menino deprimido, ou seja, 1:1.

menarca

Os hormônios influenciam muito a saúde mental das mulheres

Mas após a menarca, o surgimento de depressão pesa muito mais para as meninas, e a proporção chega a ser 2:1, ou seja, temos 2 meninas deprimidas para cada menino.

Essa proporção continua até a menopausa, ou seja, durante todo o ciclo de vida reprodutivo, as mulheres têm 2x mais chance de deprimir do que os homens.

E porque isso acontece?

Um dos principais fatores que explica tudo isso é a variação hormonal que é uma grande diferença, biologicamente falando, entre homens e mulheres.

O estradiol é um hormônio e possui vários efeitos cerebrais, como aumento da serotonina e noradrenalina, funcionando como um “antidepressivo natural”.

Ao longo da vida, os homens apresentam praticamente os mesmos níveis dos hormônios sexuais sugerindo que os níveis de serotonina no cérebro masculino sejam praticamente estáveis.

 

Diferente do que acontece com as mulheres que sofrem mudanças hormonais drásticas durante o ciclo menstrual, mas sobretudo durante a gravidez, pós-parto e menopausa.

Essas mudanças podem explicar a maior prevalência de depressão nas mulheres.

transtornos mulher depressao

É claro que não podemos justificar a maior prevalência da depressão nas mulheres só pelas alterações hormonais. Não é novidade pra ninguém que as mulheres tendem a assumir mais responsabilidades, como trabalho doméstico, além do próprio trabalho profissional, cuidar dos filhos e de outros familiares como os pais, às vezes, até dos sogros.

Aumento do estresse e privação do sono são grandes fatores de risco para o surgimento do transtorno depressivo.

Além disso, eventos traumáticos na infância e adolescência também ajudam no aparecimento da depressão, principalmente, abusos sexuais, sendo as meninas mais abusadas que os meninos.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Qualquer dúvida, procure seu médico. 

Caso queira marcar uma consulta, entre em contato clicando aqui.

Ciclo de Vida da Mulher – Parte 1

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: