coronavírus e gravidez

Coronavírus durante a gravidez e amamentação

Estamos vivendo uma pandemia de coronavírus e a preocupação e a incerteza só aumentam.

Por ser tratar de uma nova doença, ainda não se sabe a gravidade e o curso da doença.

E como ficam as gestantes no meio de tudo isso?

De acordo com o Centers of Disease Control and Prevention (CDC), acessado em 16/03/2020, ainda não há dados suficientes para dizer que as gestantes contraem com mais facilidade o vírus, e se pegarem, não se sabe se evoluem com maior gravidade.

O que se sabe é que as grávidas estão mais suscetíveis às doenças de maneira geral, como influenza, e geralmente, evoluem com mais gravidade.

Ainda não se sabe se a infecção pelo coronavírus pode causar algum prejuízo durante a gravidez ou à saúde do bebê após seu nascimento.

 

coronavirus e gravidez

Existem poucos casos de bebês nascidos de mães infectadas pelo vírus, por isso, ainda é cedo para falar que o vírus passa para o bebê, no entanto, não foi encontrado vírus no líquido amniótico e no leite, mas o número de casos é pequeno ainda.

De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira das associações de Ginecologia e Obstetrícia) acessado em 16/03/2020, as recomendações se baseiam também nas informações obtidas através do CDC e de um artigo publicado no Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG), de Londres.

Ambos afirmam que o aleitamento materno superam os riscos da doença e, se a mãe, estiver de acordo, a amamentação deverá ser mantida com as seguintes precauções:

· Lavar as mãos antes de tocar os bebês, a mamadeira ou a bomba extratora de leite

· Utilizar máscara fácil durante as mamadas

· Seguir rigorosamente as recomendações para a limpeza das ordenhadeiras após cada uso

· Considerar a possibilidade de ajuda de alguém que esteja saudável para oferecer o leite materno ordenhado ao bebê

Não tome nenhuma decisão sem orientação médica.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Coronavírus e a Gravidez

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo