O sofrimento das mães de natimortos
O natimorto é o feto que morreu entre a 20ª semana de gestação e o momento do parto. A prevalência no Brasil é de 14 casos para cada 1000 nascidos, segundo matéria publicada no Jornal de Pediatria.
Metade dos casos acontece em gestações que evoluem sem intercorrências.
Esse é um dos eventos mais traumáticos na vida dos pais e, sem dúvida alguma, trará consequências emocionais.
Metade das mulheres que tiveram óbito fetal apresentaram depressão e ansiedade, mas as taxas chegam a 80% em mulheres que não tem suporte social adequado, sobretudo, do parceiro, segundo estudo publicado no NCBI.
Muitas dessas mulheres não são diagnosticadas porque deixam de frequentar os consultórios médicos de obstetrícia e pediatria.
É muito importante criar memórias do bebê.
Se possível, olhe para o bebê, toque, converse, cante, se despeça dele. Tire fotos, leve lembranças como a impressão dos pés e das mãos.
Participe do velório e enterro.
O corpo da mãe levará um tempo para se recuperar, é normal produzir leite nos primeiros dias.
Decida com calma o que fará com os itens do bebê.
Converse com as pessoas sobre o que aconteceu, dividir o trauma com outras mulheres que passaram pela mesma situação pode ajudar. Escreva os seus sentimentos.
Recomendo o site americanpregnancy.org/getting-pregnant/pregnancy-loss/stillborn/ que contém informações valiosas para ajudar toda a família a passar por esse período extremamente doloroso.
Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico.
Clique aqui caso deseje marcar uma consulta.