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A importância da atividade física para a redução da depressão na gravidez e pós-parto

A prática de atividade física melhora a saúde física e mental por algumas razões como o aumento de beta-endorfinas que estão associadas com euforia e entusiasmo, redução de dor e produção de neurotransmissores como a dopamina, serotonina e noradrenalina provocando sensação de bem-estar.

Para gestantes saudáveis , sem contraindicações, o recomendado é 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana.

A atividade física ajuda no controle do peso, previne diabetes gestacional e melhora o sono.

Um estudo publicado em 2019 (Nakamura A. et al) mostrou a prática de atividade física é eficaz para a redução dos sintomas depressivos na gravidez e, consequentemente, no pós-parto, já que 50% das mulheres com depressão pós-parto já tinham depressão na gravidez.

De acordo com os autores do estudo, a recomendação é de pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica moderada 4 vezes por semana, se não houver contraindicações obstétricas.

Ainda não se sabe se tem algum trimestre específico onde a atividade física seria mais importante, mas como a tendência é reduzi-la ao longo da gestação, o ideal é começar já no primeiro trimestre.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

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Atividade física e a depressão na gravides e pós-parto

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