Suicídio Materno
Esse é um post triste mas precisamos falar sobre isso. O suicídio que ocorre nas mães puérperas.
Mães também se matam e essa é a principal causa de morte materna durante o primeiro ano de vida do bebê.
De acordo com o The National Institute of Mental Health (NIMH) Developing Centers for Intervention and Prevention of Suicide , a vontade de se matar é definida como o desejo de morrer, com pensamentos de se matar e com intenção de se matar

Existem métodos poucos eficazes para se matar, mas independente disso, o que vale é se a pessoa tinha a intenção de provocar a própria morte, mesmo que não consiga.
Traduzindo, tentar o suicídio não é para chamar a atenção.
O período perinatal, aquele que engloba tanto a gravidez quanto a gestação, é um momento de vulnerabilidade para as doenças mentais, sobretudo, depressão e transtorno afetivo bipolar.
Um estudo realizado pela Laura Orsolini, detectou que a prevalência de pensamentos suicidas, nesta fase, é de 5% a 14%. Já a prevalência de suicídios cometidos é de 4%.
Um estudo americano que avaliou mulheres de 2006 a 2012, revelou que 10% dos casos de suicídio estão entre adolescentes de 12 a 18 anos.
Os principais fatores de risco para o suicídio materno são:
- Presença ou história pessoal de transtorno psiquiátrico
- Tentativas prévias de suicídio
- Mulheres mais jovens, não casadas, com história pessoal ou familiar de transtorno psiquiátrico ou suicídio
- Vítimas de violência, pouco suporte social, rejeição do pai do bebê
- Vítimas de discriminação social ou racial
- Gravidez não planejada e desejada
Embora a incidência de suicídio entre as mães seja menor do que as que nunca tiveram filhos, o método usado durante o período perinatal costuma ser mais violento.
É, provavelmente no período perinatal, o momento em que a mulher tem mais acesso aos profissionais de saúde e essa é uma grande oportunidade para serem diagnosticadas com depressão e ideação suicida.
Se vc se identificou com esse post, procure ajuda o quanto antes!
Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico.
Clique aqui caso deseje marcar uma consulta.