sertralina gravidez

É seguro usar sertralina na gravidez?

A sertralina é um antidepressivo pertencente à classe mais comum de antidepressivos, os inibidores da recaptação de serotonina, e é um dos antidepressivos mais prescritos durante a gravidez. 

Umas das principais indicações para o uso da sertralina é a depressão.

É muito comum a prescrição da sertralina durante o período perinatal (gestação e o pós-parto) porque é uma medicação muito bem estudada nesse período.

A grande decisão sobre o uso de qualquer medicação no período perinatal é pesar o risco da doença e o risco da medicação. Nenhuma decisão é isenta de risco.

A sertralina não aumenta o risco de malformação no bebê. Muito importante ter em mente que qualquer gestante tem o risco de ter um bebê malformado e isso independe do uso de medicação, uso de drogas, cigarro e bebidas alcóolicas, exposição à radiação…..ou seja é um risco basal e que não pode ser evitado. Esse risco gira em torno de 4%, de acordo com estudos publicados pelo NCBI.

Alguns desfechos negativos (como parto prematuro e baixo peso) estão associados ao uso de antidepressivos no entanto se confundem com o risco da doença que tudo indica que é maior do que o risco da medicação.

A sertralina, assim como todos os outros antidepressivos, está associada com a síndrome de má adaptação neonatal. O que significa isso? É quando o bebê nasce com um pouco de desconforto respiratório, puxando mais o ar e mais inquieto. Costuma acontecer no primeiro ao segundo dia de vida e dura em torno de 2 dias. Essa condição não traz nenhum prejuízo futuro ao bebê, não tem impacto no seu desenvolvimento. Por isso que se justifica usar o antidepressivo já que a depressão na mãe traz muitas consequências negativas para ela e o bebê.

Uma grande vantagem da sertralina é que ela é muito segura na amamentação.

O mais importante de tudo é saber que o melhor antidepressivo é o que funciona. O tratamento psiquiátrico é muito individualizado e o que dá certo para uma mulher pode não dar certo para outra.

A decisão sobre o uso da sertralina (e qualquer outra medicação) é feita em conjunta com o médico e a paciente. Nunca se automedique, é perigoso para você e para o bebê. 

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Clique aqui caso deseje marcar uma consulta.  

 

É seguro usar sertralina na gravidez?

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: