vitamina D gestacao

Vitamina D na Gestação

A vitamina D é encontrada em alimentos como peixes mais gordurosos e de água fria e profunda como atum e salmão e também dos fungos e precisa dos raios ultravioletas para se converter na forma ativa e desempenhar suas funções no organismo.

Níveis de vitamina D estão associados com o crescimento fetal. Na comparação com gestantes com baixos níveis de vitamina D, as que apresentam níveis adequados, os bebês nasceram com maior peso e maior circunferência cefálica – fonte: ConsumerLab.

Além disso, a vitamina D também está associada com menor incidência de diabetes gestacional, de parto prematuro e pré-eclâmpsia.

A suplementação de vitamina D para correção de deficiência nas gestantes mostrou menor risco de doenças nas mães, melhor densidade óssea e possível redução de problemas dentários nas crianças.

No entanto, excesso de vitamina D está associado com aumento da chance de fraturas e pior qualidade do sono.

 

E a vitamina D na saúde mental?

A vitamina D está associada com quadros depressivos e quanto menores seus níveis maiores a chance de depressão.

Como a vitamina D tem ação sistêmica, ou seja, age em todos os sistemas no organismo, ela também tem ação no cérebro.

Existem algumas hipóteses para explicar essa relação entre vitamina D e depressão. A vitamina D está associada com maior produção de serotonina, diminuição do estado inflamatório crônico no sistema nervoso central e do estresse oxidativo.

Acho que todos já ouvimos de várias pessoas que se sentem desanimadas ou tem piora da depressão durante o inverno.

Todos precisam de suplementação? 

A resposta, com certeza, é não.

É absolutamente necessário dosar a quantidade de vitamina D através do sangue e baseado no resultado é indicada ou não a reposição.

Em gestante, a dose padrão seria de 600UI/d, mas mesmo assim, é fundamental a dosagem e a recomendação médica para iniciar o reposição.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Clique aqui caso deseje marcar uma consulta.  

 

Vitamina D na gestação

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: