sono quarentena pandemia

Como dormir melhor em tempos de quarentena​

Pode ser bem fácil perder o sono na situação em que estamos vivendo, com a quarentena por conta do coronavírus. As preocupações são inúmeras…a saúde, as finanças, o isolamento, os conflitos domésticos.

Nós precisamos ensinar para o corpo o momento de dormir. Os adultos não são tão diferentes dos bebês quando falamos em rotina do sono.

Os bebês precisam de hábitos para dormirem melhor, como tomar um banho relaxante no final do dia, brincar com menos estímulo, mamar, ouvir uma história para, finalmente, dormir.

 

sono quarentena

Higiene do Sono

Nós, adultos, também precisamos de hábitos para dormir e chamamos isso de higiene do sono.

A higiene do sono consiste em medidas que nos auxiliam a iniciar o sono de maneira mais rápida e a mantê-lo durante toda a noite.

Ter boas noites de sono é preventivo para diversas doenças como depressão, ansiedade, obesidade e até mesmo demência.

O corpo precisa entender que lugar de dormir é na cama e não em outro lugar, como o sofá, por exemplo.

Algumas medidas que podem ajudar na qualidade do seu sono são:

1. Não ter TV no quarto, nem ficar com o notebook ou celular na cama. Todos esses dispositivos são muito estimulantes, a luz que eles emitem prejudica a liberação da melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo que sinaliza que está na hora de dormir.

Em alguns aparelhos de celular, existe a opção da luz noturna que não prejudica a liberação da melatonina, mas mesmo assim, não fique vendo o celular na cama.

2. Se ao deitar o sono demorar muito para vir, saia da cama, faça qualquer outra coisa (não muito estimulante), pode até ver TV (mas em outro ambiente) até que o sono volte. Quando começar a sentir sono, vá para a cama.

Desta maneira, o corpo aprende que o lugar certo de dormir é na cama.

3. Ao final do dia, evite a ingestão de substância estimulantes como café, refrigerantes, doces, chá preto..

4. Durante o jantar, opte por refeições leves.

5. Um banho morno antes de dormir ajuda bastante.

6. Não fume nunca, mas evite fumar ao final do dia e à noite.

banho sono ansiedade

7. As bebidas alcóolicas, para algumas pessoas, induzem o sono, no entanto, o sono é superficial e não reparador, por isso, evite essas bebidas

8. As atividades físicas ajudam muito a melhorar a qualidade do sono, mas fique atento ao horário em que se pratica a atividade. Para algumas pessoas, exercícios físicos durante a noite a estimulam mais, ficam “mais ligados”, se for seu caso, opte pelo horário da manhã. Outros sentem-se tão cansados após o exercício que dormem melhor, se for o seu caso, faça à noite.

Os melhores parâmetros para medir o padrão de sono é se o sono demora para ser iniciado, se é difícil mantê-lo e se ao acordar, a sensação é de descanso e sono reparador.

Algumas doenças podem contribuir para a piora do sono, como depressão, ansiedade, dores crônicas, dependência de cigarro, álcool e outras drogas, obesidade, doenças cardíacas e pulmonares.

Procure ajuda médica se você não estiver dormindo bem.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Qualquer dúvida, procure seu médico. 

Caso queira marcar uma consulta, entre em contato clicando aqui.

Como dormir melhor em tempos de quarentena

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: