tratamento depressao pos parto

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) para o tratamento da depressão pós-parto

O tratamento mais comum para a depressão é o uso de antidepressivos.

Essa classe de medicação já é bastante estudada, é considerada segura na maioria dos casos e com poucos efeitos colaterais, ou pelo menos tolerável para a maioria.

Durante a gestação, só se justifica o uso dessas medicações (e de qualquer outra também) quando os riscos da doença para a mãe e para o bebê ultrapassarem os riscos das medicações.

Importante saber que NÃO EXISTE DECISÃO ISENTA DE RISCO.

Mas existem outras opções de tratamentos além dos medicamentosos.

A escolha do melhor tipo de tratamento deverá ser feita de maneira individual e pelo médico que acompanha de perto cada paciente.

Uma opção que tem se mostrado efetiva no tratamento de puérperas deprimidas é a estimulação magnética transcraniana (EMT).

 

A EMT é uma alternativa para o tratamento da depressão pós-parto.

A EMT é uma técnica, já aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento de depressão , e aprovada desde 2012 no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina.

Consiste no uso de um campo magnético para estimular áreas específicas do cérebro, não é um procedimento invasivo, não há necessidade de sedação da paciente e, por isso, é de fácil manejo e não precisa ser feito em ambiente hospitalar.

É um tratamento seguro e bem tolerado em mulheres com depressão pós-parto.

Os resultados dos estudos atuais são otimistas em relação às taxas de remissão dos sintomas (variando de 60% a 90%), no entanto, os estudos contam com pequenas amostras.

depressao

As respostas costumam ser observadas de 2 a 4 semanas após o início do tratamento e a melhora se mantém de 3 a 6 meses após o término do tratamento, segundo dados do Women’s Mental Health.

As sessões costumam ser 5 vezes por semana por 1 mês, mas o número de sessões pode variar dependendo da gravidade dos sintomas.

Outra vantagem é evitar o uso de antidepressivos na amamentação, mas é importante frisar que a maioria dos antidepressivos é segura na amamentação, como já falamos nesse Post.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Qualquer dúvida, procure seu médico. 

Caso queira marcar uma consulta, entre em contato clicando aqui.

Estimulação Magnética Transcraniana EMT Para o Tratamento da Depressão Pós-Parto

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: