baby blues

Baby blues ou depressão pós-parto?

Após o parto é muito comum que as mulheres tenham alterações do humor.

Essas alterações incluem tristeza repentina, muitas crises de choro, sensação de arrependimento, vontade de ter a vida de volta, irritação e ansiedade.

Esses sintomas acontecem em 2 a 3 dias após o parto e duram no máximo até 15 dias. Passado esse período, a chance de ser depressão é muito grande.

Este período é conhecido como baby blues ou blues puerperal e acontece com mais de 60% das mulheres, ou seja, a maioria das mulheres é acometida pelo baby blues.

Isso acontece pelas alterações hormonais típicas desse período e pela adaptação a essa nova realidade.

depressao pos parto mae e bebe

As mulheres com maior chance de apresentar são as que já apresentavam alteração de humor no período pré-menstrual, história de depressão, depressão na gravidez e história familiar de depressão pós-parto.

O blues puerperal é considerado benigno e não precisa de tratamento, no entanto, é um fator de risco para depressão pós-parto.

Cerca de 20% das mulheres que tiveram blues puerperal foram diagnosticadas com depressão no 1º ano de vida do bebê.

A depressão pós-parto acomete cerca de 15 a 25% das mães e traz muitos impactos negativos tanto para as mães quanto para os bebês e toda a família.

Esse Blog é apenas de carácter informativo e qualquer conduta médica deve ser feita única e exclusivamente por um médico. 

Clique aqui caso deseje marcar uma consulta.  

Baby blues ou depressão pós-parto

Deixe uma Mensagem

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: